quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Treinando no frio

O frio está chegando, e a gente não sabe muito bem como vão ficar os treinos. Fora que também fica a dúvida de que se vale a pena investir em material para o frio sendo que a gente só vai usar nesse inverno.

Mas algumas coisas são fundamentais, um bom par de luvas e algo para cobrir as orelhas, talvez uma toca, mas ai eu acho que a cabeça pode esquentar, bom não sei.

Obviamente a gente também tem que cobrir os braços e as pernas. Uma calça para correr é tranquilo, de preferencia uma que seja impermeável, ai dá para correr tranquilo na chuva também. Não sou muito fã de legging, embora eu veja muita gente correndo usando a. Mas para os braços fica a dúvida, pois ao correr a gente esquenta, e não soa como uma boa idéia tirar a blusa enquanto corre. Então o ideal seria uma camisa de manga comprida e por cima um casaco fino impermeável (essa é a minha preferencia, mas ainda estou estudando as possibilidades), ou uma camisa normal com uma blusa mais quentinha (sei lá, tipo aquelas blusas da adidas das antigas).

Por enquanto, ainda tá tranquilo. Dá para correr na boa, mas daqui a pouco a gente vai precisar de um equipamento extra...



Ultimo treino antes desse post (plano: correr 30 minutos)

Leo:  5km em 31min
Thais: 4.5km em 31mins

sábado, 26 de setembro de 2009

10 mandamentos do maratonista

Olá,

Thaís e eu ainda estamos longe de correr maratonas, ainda estamos batalhando nos 10kms. Ano que vem se tudo der certo a gente tenta a meia maratona do Rio. Mas então por que diabos esse post é sobre os 10 mandamentos do maratonista?

É que esses 10 mandamentos foram tirados do blog Pulso (do globo online), onde eles estão com uma excelente iniciativa. Uma vez por semana eles vão postar dicas de médicos para pessoas que gostam de correr. E essa semana (mais precisamente no dia 22/09/2009), o médico Paulo Afonso Lourega de Menezes participou do blog Pulso onde deixou seus comentários. Segue o link para o post:
 
Conselhos medicos para quem quer correr sem problemas

Lá ele falou sobre os 10 mandamentos do maratonista que eu vou reproduzir aqui:



1 – Esteja certo de que você está fisicamente adaptado para as atividades de corrida que está desenvolvendo: todos que querem participar de uma maratona devem fazer exame médico. Para estes, uma avaliação medica anual é fundamental. Pessoas na terceira idade, com diabetes ou os hipertensos, devem ter cuidados médicos redobrados;


2 – Treine adequadamente. Para desenvolver seu potencial, o treino é fundamental. Para participar de uma maratona, deve-se treinar especificamente para este tipo de esporte. As corridas menores têm maior potencial de risco, porque atraem, além de atletas, as pessoas que não possuem treinamento adequado. São pessoas que acham que a corrida é um esporte que não exige uma “habilidade” específica e por ser apenas 5 ou 10 km é fácil completá-la e muitas vezes abusam no ritmo. Alerta que o treinamento para as corridas de rua deve ser realizados em asfalto. Não basta só treinar em ambiente de academia e depois enfrentar solo irregular, temperaturas baixas ou muito altas no dia do evento;


3 - Siga as regras básicas para uma nutrição adequada: alimentação na véspera deve ser rica em carboidratos e pobre em gorduras e condimentos. O ideal é um jantar de massas. Em Nova York, é famoso o jantar de massas oferecido aos atletas da Maratona no Central Park. É, inclusive, uma grande confraternização. O desjejum deve acontecer três horas antes da prova e conter carboidratos compostos (pão, frutas, suco de frutas, por exemplo) e evitar bebidas adoçadas com açúcar comum. Este açúcar vai estimular a produção de insulina, o que significa que pode ocorrer o efeito de rebote, ou seja, o corredor ficar com hipoglicemia durante a prova, devido a produção da insulina que foi estimulada. O atleta deve no desjejum manter a rotina alimentar que observa durante os treinamentos. Devem-se evitar alimentos gordurosos e de difícil digestão;


4 – Mantenha a hidratação adequada antes, durante e depois da corrida. Há 40 anos, acreditava-se que não se deveria beber durante as corridas e maratonas, o que prejudicaria a performance. Nesses tempos, as maratonas tinham cerca 300, 400 atletas, geralmente aficionados e bem condicionados. Por volta de 1975, surgiram as grandes maratonas, como a de Nova York, com mais de 30 mil participantes. Muitas pessoas aderiram às corridas, inclusive pessoas de maior faixa etária e menor condicionamento atlético. Nessa época, preconizava-se beber água antes que se tivesse sede, e beber o máximo que puder. O resultado foi que muitas pessoas apresentaram hiponatremia dilucional associada ao exercício, ou seja, quando a pessoa bebe muito água, pode ocorrer a baixa do sódio no plasma.Tal desequilíbrio hidroeletrolítico pode levar a edema cerebral e até a morte. Em 2006, a IMMDA se reuniu em Barcelona e emitiu seu Consenso de Hidratação: se a corrida durar mais de 30 minutos deve-se utilizar, também, além da água, uma bebida desportiva. Neste caso, deve-se beber durante o exercício um isotônico e água. Mas quanto se deve beber? Apenas quando tiver sede e na quantidade necessária da sede. Um alerta: os corredores devem se acostumar com os isotônicos durante os treinamentos. Há caso de corredores que os utilizaram pela primeira vez durante a corrida e tiveram distúrbios gastro-intestinais, inclusive uma jovem fez edema de glote por alergia ao corante empregado na bebida utilizada.


5 – Realize exercício de aquecimento e alongamento antes da corrida e alongamento após a corrida. Este aquecimento anterior às provas devem ser suaves para não gastar a energia que será tão importante para a corrida.

6 - Vista-se adequadamente de acordo com o tempo. Lembro de uma corrida, em um dia quente, na qual um atleta estava vestido de super-homem e no final estava totalmente arrasado, destituído de qualquer super-poder;


7 – Use tênis adequados e confortáveis: nunca um par novo;


8 – Observe as condições da pista enquanto corre. As ruas possuem um piso irregular. As pessoas devem estar atentas para não tropeçarem em obstáculos. Lembro do caso de uma atleta, corredora de 400m, que acostumada a pistas regulares, não estava atenta ao solo e devido a um buraco no asfalto do Aterro do Flamengo, sofreu uma queda que lhe resultou uma ferida contusa no queixo e o abandono da prova.


9 – Corra no seu próprio ritmo, nunca ultrapasse-o. O pique no final da corrida pode acarretar problemas como, por exemplo, rupturas musculares ou tendinosas;


10 – Escute seu corpo: diminua o ritmo ou mesmo pare se não se sentir bem. Se acordou no dia da prova com gripe, com alguma indisposição, tenha a coragem de não correr. Atendi uma senhora que passou mal na primeira maratona em que trabalhei em 1987. É inacreditável, mas ela tentou correr uma maratona com hepatite!


A regra de ouro: nunca estreie nada novo no dia da maratona. Não mudar a alimentação, não tomar medicamento que nunca tomou, manter o vestuário conforme utilizado nos treinos, não usar tênis novo etc, pois qualquer mudança pode ser prejudicial.


Recomendação extra: não usar antiinflamatório na véspera ou no dia da corrida. Tem pessoas que usam este medicamento para passar a dor preventivamente. Estudos mostram que isto pode predispor a hiponatremia, disfunção renal, e outras complicações.

Tem umas dicas valiosas por aqui, se a gente tivesse lido isso antes, com certeza não teríamos dado o pique no final da prova que mencionamos em posts anteriores.

Abraços,
Leo

ps: Aprendi colocar acentuação no teclado inglês sem ter que mudar a configuração! \o/

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Depoimento: Primeira vez...

A primeira vez a gente nunca esquece.

Comecamos a treinar no final de julho desse ano (2009), e no dia 06/09/09 tivemos a nossa primeira corrida 10km. Na noite anterior bateu aquela ansiedade boa, aquele frio na barriga esperando algo bom. Acordamos bem mais cedo, para tomar um cafe' descente (esse papinho de so' um suquinho de laranja e uma torrada e' totalmente furado). Nessa espera, ficamos de casa assistindo as pessoas chegando para a corrida.

Fomos para o lugar da largada, deixamos um moleton no City Hall (onde estavam guardando os pertences). Depois fomos para a largada. A elite ja' tinha saido, depois teriam algumas ondas de pessoas baseadas no tempo estimado. A nossa onda foi a ultima. Na sequencia, tinha a elite, onda laranja, onda branca, onda verde e, por ultimo, a onda rosa. Onde um pouco antes da largaga, tinha uma sessao de alongamento.

Como a gente nunca tinha corrido, nos botamos um tempo estimado entre 100 e 120 minutos para fazer os 10km. Mas nós dois fizemos em tempos bem menores, como se pode ver em posts anteriores.

A corrida em si, o comeco foi bem tranquilo. É bem legal ver a quantidade de gente que fica na pista assistindo o pessoal correndo. Quando nós comecamos, a elite já estava acabando. (lembrando que a elite largou bem antes).

Durante o percurso, tinham várias bandas. É isso mesmo, bandas, tocando musica para dar uma animada nos corredores. Eu tentava bater palma sempre, pois é uma iniciativa bem legal das bandas. Tinha de tudo, jazz, tambores de percussao, folk music internacional, tinha até um grupo de danca irlandesa no caminho.

No final, eu fiz como a Thais, fui tentar dar um sprint. Péssima idéia! Cansei antes da hora, e na reta final foi um sofrimento. Isso fica claro, quando você vê as fotos oficiais que eu apareci, que foram tiradas na reta final.

Depois que voce cruza a linha de chega é uma maravilha. É uma sensacao muito boa de que voce completou aquilo que queria, muito bom! Algo que certamente vamos repetir muitas vezes!

Mas como eu falei, a primeira vez a gente nunca esquece!


A proposito a proxima corrida já está a caminho: The Shakespeare Raceway 10km no dia 21 de novembro em Stratford-Upon-Avon, cidade de Shakespeare.

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Depoimento: eu sobrevivi ao 10K Bupa Run...

com a incrivel marca de 1hora e 12 minutos!!! (Muito devagar, preciso melhorar meu tempo)

Nossa primeira corrida foi otima, o tempo ajudou bastante, estava em torno de 16 graus e nao chuveu nem ventou muito. Tudo colaborou pra gente terminar bem.

Acordamos 7 e 30 pra tomarmos um cafe caprichado: omelete, leite, suco de laranja, pao... Nao caio mais nessa de so comer fruta, o negocio eh tomar cafe caprichado e esperar umas 2 horas nates de correr... Senao nao tenho forcas pra correr. Nota mental: o suco de laranja nao foi uma boa ideia, nao tomar da proxima vez... Fiquei da janela de casa vendo o povo estacionando seus carros pra ir correr, e ficava pensando: eu tambem vou, eu tambem vou!!!!

Chegamos em torno das 9 no centro de Sheffield onde seria a corrida. Tinha bastante gente por la ja. Fiquei reparando nas ondas de cores: eu era rosa, o ultimo grupo a sair. Fiquei procurando a elite, cade a elite, mas acabei nao vendo ninguem.

Passei no banheiro so pra garantir e guardamos nossos casacos (ainda bem pq senao teria morrido de calor). Como a fila do banheiro feminino tava muito grande perdemos a largada da elite, mas chegamos atempo pra nossa largada, ufa!!!

Meu objetivo era terminar na frente do urso panda que estava alguns metros na minha frente... e terminar a corrida correndo claro, nada de andar.

Comecei tranquila, mas quando vi a marca de 3 km achei que ja estaria chagando nos 5km, entao assustei um pouco e decidi diminuir o ritmo, o que pode ser visto claramente no grafico que o leo fez da minha velocidade na corrida.

Quando passei pela marca dos 5km comecei a olhar pra tras, pq ta com medo de ser a ultima colocada ahahahhaha. Mas tinha uma muvukinha tras de mim, entao sosseguei.

Ai veio o desastre total, nos 9Km eu tava me sentindo muito bem (afinal tava num ritmo lento quase parando) entao tive a brilhante ideia de dar um sprint (dar uma super acelerada) no ultimo kilometro. Adivinha o que aconteceu??? Corri 200 metros e morri claro. Comecei a correr num ritmo totalmente lento achei que ia ter que andar, mas resisti os ultimos 800 metros, que pareciam nao acabar nunca por sinal.

Conclusao, nada de sprint, nunca mais ok??!!!

Quando vi a linha de chegada tava com uma sede danada, peguei a camisa e vi o liquido azul magico... O isotonico que veio de brinde me salvou. Desceu redondo e reanimou.

Ai foi so partir pra comemoracao e tirar varias fotos!!!

bjin

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Resultados - Analise estatistica :-)

Ola,

Os resultados estao disponiveis no site http://www.greatrun.org/Results/Default.aspx. Basta selecionar "Bupa Great Yorkshire Run 2009" e botar os nossos nomes ou numeros que tem a nossa colocacao, os nossos tempos, e ate' algumas fotos.

Eu fui 2502o colocado na classificacao geral, 1370o na minha faixa de idade, 2014o entre os homens e 1094o entre os homens da minha faixa de idade.

Thais foi 4646a colacada na classificacao geral, 2458a na faixa de idade, 1703a entre as mulheres, e 950a entre as mulheres na mesma faixa de idade.

--

Eu peguei os nossos tempos em cada instante, e como bom estatistico fiz um grafico no R da nossa velocidade versus o tempo para ver o nosso desempenho. A nossa velocidade media foi caindo ao longo do tempo, a queda e' bem clara no meu desempenho especialmente no final, acho que isso e' consequencia dos nossos treinos. Pois em geral a gente corre 5km, logo no final eu nao consegui manter a minha media. A Thais, por outro lado, nao teve uma queda tao brusca no final, mas no entre o ponto 3km e 5km, ela teve uma queda brusca. Ali ela podia ter melhorado.

Algumas fotos nossas podem ser vistas aqui.

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Chegaram os kits para Yorkshire Great Run!

Chegaram os kits para a corrida!



  • Numeros

  • Meu numero e' 7973 e o da Thais e' 7972.


  • Chip

  • O chip para a gente anexar no tenis para contabilizar nosso tempo. Os resultados estarao no site da nike.

  • Vouchers

  • Desconto para The Wheel of Sheffield, para um restaurante e uma outra coisa q eu nao me lembro.

  • Leaflets

  • Papelada com o bla bla bla basico.


Meu pe' ainda ta' doido, mas esta' melhorando aos poucos. Ando passando um gel tipo Gelol, espero q esteja melhor no domingo. Mas eu vou, nem q seja para terminar andando.

Abracos