segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Voce sabia? correr diminui risco de cegueira!!

Acabei de ler uma reportagem na revista Saude que diz que correr diminui o risco de cegueira. Nao soh correr eh bom pro coracao, pra perder peso, mas tambem eh bom pros olhos, eh mole??!

Como boa estatistica fui direto pros numeros: 30 mil atletas foram testados durante mais de sete anos e fornecem evidências de que a prática regular de corrida reduz o perigo tanto de catarata quanto de degeneração macular, as duas principais causas de cegueira no mundo. Sera?? O coordenador dos trabalhos eh o epidemiologista Paul Willians, do Lawrence Berkeley National Laboratory.

Os resultados foram os seguintes:

"Na pesquisa que focou o impacto do esporte sobre a catarata, homens que corriam 64 quilômetros por semana — ou 9 por dia — apresentaram um risco 35% menor de ter a doença do que os que corriam só 16 quilômetros por semana ou pouco mais de 2 quilômetros diários. A investigação também concluiu que aqueles com melhor aptidão cardiorrespiratória tiveram risco significativamente menor de ter catarata. No outro trabalho, o pesquisador comparou três grupos de corredores, conforme o percurso que perfaziam todo dia: até 2 quilômetros, de 2 a 4 quilômetros e mais de 4 quilômetros. Os que corriam mais apresentaram um risco de degeneração macular até 54% menor do que os que corriam menos. Já os que corriam na faixa de distância intermediária mostraram 19% menos probabilidade de desenvolver a doença. "

A reportagem inteira esta aqui.

xoxo,
Thais

Nenhum comentário: