quarta-feira, 30 de dezembro de 2009
Proxima corrida (?)
SUMMER RUNS - LEBLON LEME 2010 -- 8Km
A Summer Runs - Leblon Leme será realizada no domingo, dia 31 de Janeiro de 2010. A largada da prova será às 8:00h, na Av. Delfim Moreira - no Leblon, altura da Av. Visconde de Albuquerque, com qualquer condição climática. A chegada da prova será na Av. Atlântica - no Leme. Poderão participar da corrida atletas de ambos os sexos, regularmente inscritos de acordo com o Regulamento Oficial da prova.
O valor da inscricao é de R$55,00 e pode ser feita no site até 10 dias antes do evento.
http://www.summerruns.com.br/
T+
sábado, 26 de dezembro de 2009
Corrida e perda de peso
Estava olhando uma reportagem da Boa Forma sobre esse assunto, corrida e peso. E como na maioria das reportagens que vejo por ai, eles tem um programa que na minha opiniao eh complicado de seguir: tipo 6 minutos isso, 7 minutos aquilo , 8 minutos aquilo outro. Eu nao tenho muito paciencia pra programas muito complexos. Gostaria que fosse no maximo intercalando 2 coisas diferentes, 3 eu ja ia precisar de um caderno pra levar pra corrida hahahahaha.
Mas uma coisa me chamou atencao:
"Tudo depende da forma como o corpo é estimulado. Por isso, é mais eficiente correr 20 minutos alternando a intensidade do que uma hora no mesmo ritmo." Disse o professor Anderson Dias.
Vivendo e aprendendo...
xo,
Thais
sábado, 12 de dezembro de 2009
Estamos de molho...
Eu machuquei meu pé numa pelada aqui. Chutei um prego como se diz na linguagem do futebol, ai qdo eu tento correr um pouquinho dói. Entao to de molho... Nem a pelada sagrada de sexta eu to jogando.
Thais tb tá com um problema, na corrida de Straford (post anterior) entrou uma pedra no tenis dela, e ao invez de parar e tirar a pedra, ela passou a pisar torto para q nao se machucsse por causa da pedra. No final, parece q ela teve algum probleminha em um músculo, qdo ela tenta correr ou fazer algum exercício com a perna, dói. Logo, ela tb está de molho...
A gente deu uma parada, mas nao quer dizer q abandonamos as corridas. Nao vejo a hora de voltar para o Brasil e começarmos a correr no Rio: deve sr muito bom correr na Lagoa, no calçadão, no aterro, etc. Vamos ficar de olho em algum 10k para fevereiro ou março no Rio ou talvez em BH (who knows?)
Ah os resultados oficiais da corrida de Stratford-upon-avon estao AQUI, eu fiz em 55'39'' e Thaís 1:09'49''. Já tenho como meta fazer menos que 50', e Thais já pode começar a pensar em baixar 1 hora. Why not?
Acho q é isso.
[]s
domingo, 22 de novembro de 2009
10K - Stratford-Upon-Avon
Eu fazendo pose!!!
Conseguimos terminar mais uma corrida de 10Km, confesso que dessa vez foi mais dificil por causa do vento que me incomodou muito. A corrida foi na cidade de Sheakespeare (Stratford-Upon-Avon). Fomos de manha bem cedo e corremos as 11, o que eh bem pior do que sair de casa e correr por perto, estavamos bem mais cansados por conta da viagem. Alem disso, faltou uma coisa que pra mim eh a coisa mais importante das corridas, a multidao incentivando. A corrida foi numa antiga pista de decolagem de avioes, bem afastada da cidade, entao nao tinha torcida, soh os familiares e organizadores. O cilma do evento nao foi o usual que eu gosto. Comecamos a correr depois de uma viagem pra Nice onde assitimos um amigo participar do Iron Man, que eh um evento imenso, e a multidao, o clima do evento nos motivou a participar de coisas assim. O pro foi ter corrido com um grupo de amigos, entao foi divertido e depois saimos pra um almoco de recompensa, que valeu muito a pena!!!
Muvuca esperando pra nadar no Iron Man em Junho de 2009, Nice (Franca).
xoxo,
Thais
quinta-feira, 12 de novembro de 2009
Dicas de corrida/caminhada
1. Faça um exame médico
Comecamos errado nesse sentido, pois nao procuramos um medico. Mas faremos isso em breve. Ate porque, o Leo tem tido umas dorzinhas no joelho, eh melhor olhar neh.
2. Invista em equipamentos de qualidade
Isso eh comprovadamente eficaz, comecei com um tenis meia boca (como diz o Leo) e tive dores no joelho, entao mudei para um bem melhor e nunca mais tive dores. Funciona mesmo!!!! E os outros equipamentos foram necessarios por causa do frio. Luva, protetor de ouvido etc.
3. Alongue-se
Dar uma esticadinha de leve depois do exercicio eh uma boa, eu tenho pulado essa parte, mas nao devia neh.
4. Hidrate-se
Importantissimo. No fim dos 10K tava louca por algo pra beber. O isotonico que veio de brinde na bolsa da corrida foi minha salvacao...
5. Escolha o melhor local e...
Estamos correndo na rua mesmo, hj vou tentar a esteira pra ver no que da.
6. ... o melhor horário
Pra gente o melhor horario eh perto da hora do almoco, pq se o sol apareceu ele vai embora la pras 4 da tarde. Entao nada de correr depois desse horario. Isso porque esse eh o horario mais quentinho.
7. Atenção na posição dos braços
"O ideal é que você deixe os antebraços paralelos ao solo. Isso quer dizer que, no plano, eles devem ficar em um ângulo de 90o em relação ao resto do corpo. Repare, porém, que, ao subir, a postura muda. Assim, você ganha equilíbrio, o que torna todos os outros movimentos mais harmônicos." Essa dica eh otima, sempre tenho a impressao que to com os bracos tensos.
8. Olha o sinal vermelho!
Nao temos esse problema porque corremos numa faixa para pedestres e bicicletas...
9. Respire direito
"É simples assim: inspire pelo nariz e expire pela boca." Acho importante tambem pra manter a concentracao e manter um ritmo bom, basta prestar mais atencao na respiracao e menos atencao nos carros ao meu redor!!
10. Tome um banho frio
NO WAY!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!xoxo,
Thais
segunda-feira, 26 de outubro de 2009
Running in the rain!
Mas choveu e fez sol, o que levou a uma das coisas que eu acho bonito aqui em Sheffield. Os Arco-iris! Aqui em Sheffield acontecem os Arco-iris mais bonitos que eu já vi. Primeiro, eu nunca tinha visto um arco-iris completo, formando todo o arco, e os daqui quase sempre são assim. E o que eu mais gosto, é que as cores são muito nítidas, se vc olhar direitinho dá pra ver as 7 cores bem definidas (embora as mudanças de cores sejam bem suaves). Anyway, apesar da chuva, o a imagem do Arco-iris dá uma boa motivada na hora da corrida...
A foto acima foi tirada em Sheffield ano passado, mas ilustra bem o que eu to falando.
Abraço,
Leo
Último treino antes desse post: (o plano era correr 30 minutos)
Leo: ~5.1km em 30mins
Thais: ~4.4km em 30mins
segunda-feira, 19 de outubro de 2009
Pilates!!!!!
Da revista boa forma vem a seguinte dica pra caminhadas, imagino que deve valer pra corrida tambem neh:
Se voce caminha com a coluna bem alinhada, postura corretinha os beneficios da caminhada serao muito maiores. Ate gasta mais calorias se vc estiver com a postura correta. E alem disso, se vc caminhar com a postura ruim pode ter dores.
“Se a coluna estiver curvada, a barriga solta e os ombros tensos, há uma sobrecarga muscular – em pouco tempo, o cansaço e as dores aparecem”, adverte Ivo Moraes da Silva, professor de quality run, programa voltado para a corrida na esteira, da academia Competition, em São Paulo.
Mas alem de ficar com a postura correta precisa fortalecer os musculos do abdomen. E eh ai que entra o pilates. Eu estou tentando convencer o Leo a ir numa aula comigo. Mas por enquanto nao tive sucesso. Oh tarefa dificil!!
Reportagem completa aqui.
xoxo,
Thais
Filme: Run Fatboy Run (2007)
Um breve resuminho:
Dennis (Simon Pegg) deixa a Elizabeth (Thandie Newton) grávida no dia do casamento. 5 anos depois le se dá conta que foi uma grande besteira e tenta reconquistar. Ai ele resolve impressiona-la correndo nada mais nada menos que a maratona de Londres (!).
Para quem gosta de corridas, eu recomendo fortemente esse filme. (Eu recomendo também para quem não gosta pois é muito engraçado). Foi lá que eu entendi o sentido da palavra "the wall", usada por pessoas que já correram maratonas.
Eu acredito que esse filme já tenha chegado no Brasil.
Abracos,
Leo
Último treino antes desse post: (o plano era correr 30 minutos)
Leo: 6.8km em 34mins
Thais: 4.8Km em 28mins
Voce sabia? correr diminui risco de cegueira!!
Como boa estatistica fui direto pros numeros: 30 mil atletas foram testados durante mais de sete anos e fornecem evidências de que a prática regular de corrida reduz o perigo tanto de catarata quanto de degeneração macular, as duas principais causas de cegueira no mundo. Sera?? O coordenador dos trabalhos eh o epidemiologista Paul Willians, do Lawrence Berkeley National Laboratory.
Os resultados foram os seguintes:
"Na pesquisa que focou o impacto do esporte sobre a catarata, homens que corriam 64 quilômetros por semana — ou 9 por dia — apresentaram um risco 35% menor de ter a doença do que os que corriam só 16 quilômetros por semana ou pouco mais de 2 quilômetros diários. A investigação também concluiu que aqueles com melhor aptidão cardiorrespiratória tiveram risco significativamente menor de ter catarata. No outro trabalho, o pesquisador comparou três grupos de corredores, conforme o percurso que perfaziam todo dia: até 2 quilômetros, de 2 a 4 quilômetros e mais de 4 quilômetros. Os que corriam mais apresentaram um risco de degeneração macular até 54% menor do que os que corriam menos. Já os que corriam na faixa de distância intermediária mostraram 19% menos probabilidade de desenvolver a doença. "
A reportagem inteira esta aqui.
xoxo,
Thais
terça-feira, 13 de outubro de 2009
Treinando no frio (2)
- uma camisa de manga comprida pra mim.
- uma camisa térmica (preta pra Thais e Laranja pra mim)
- uma blusa a prova de vento e chuva (branca pra Thais e preta pra mim)
- protetor para a orelha para os dois (item importantíssimo a orelha gelada me incomoda demais.)
O negocio agora é acostumar com as novas roupas porque daqui a pouco esfria mesmo, e a gente vai correr em Stratford-upon-avon no fim de Novembro (vide countdown ai do lado direito), que provavelmente vai estar consideravelmente.
Último treino antes desse post: (o plano era correr 30 minutos)
Leo: 7km em 34mins
Thais: 4.8Km em 30mins
domingo, 4 de outubro de 2009
Um casal interessante no Great Run Yorkshire
Eu não tinha idéia. Então eu fui na pagina dos resultados da corrida, e vi que os dois ultimos foram um casal, Dean e Kim Wattan, com os tempos 1:58:42, e 1:58:43 respectivamente. Mas o que me chamou a atenção não foram seus tempos em si, mas sim como eles correram. Olha ai embaixo:
Aparentemente, eles foram assim a corrida toda. Meu palpite é que foi uma aposta que no caso ele perdeu. :-)
Abraços!
Último treino antes desse post: (o plano era correr 50 minutos)
Leo: 10km em 54mins
Thais: 7.4Km em 48mins
quarta-feira, 30 de setembro de 2009
Treinando no frio
Mas algumas coisas são fundamentais, um bom par de luvas e algo para cobrir as orelhas, talvez uma toca, mas ai eu acho que a cabeça pode esquentar, bom não sei.
Obviamente a gente também tem que cobrir os braços e as pernas. Uma calça para correr é tranquilo, de preferencia uma que seja impermeável, ai dá para correr tranquilo na chuva também. Não sou muito fã de legging, embora eu veja muita gente correndo usando a. Mas para os braços fica a dúvida, pois ao correr a gente esquenta, e não soa como uma boa idéia tirar a blusa enquanto corre. Então o ideal seria uma camisa de manga comprida e por cima um casaco fino impermeável (essa é a minha preferencia, mas ainda estou estudando as possibilidades), ou uma camisa normal com uma blusa mais quentinha (sei lá, tipo aquelas blusas da adidas das antigas).
Por enquanto, ainda tá tranquilo. Dá para correr na boa, mas daqui a pouco a gente vai precisar de um equipamento extra...
Ultimo treino antes desse post (plano: correr 30 minutos)
Leo: 5km em 31min
Thais: 4.5km em 31mins
sábado, 26 de setembro de 2009
10 mandamentos do maratonista
Thaís e eu ainda estamos longe de correr maratonas, ainda estamos batalhando nos 10kms. Ano que vem se tudo der certo a gente tenta a meia maratona do Rio. Mas então por que diabos esse post é sobre os 10 mandamentos do maratonista?
É que esses 10 mandamentos foram tirados do blog Pulso (do globo online), onde eles estão com uma excelente iniciativa. Uma vez por semana eles vão postar dicas de médicos para pessoas que gostam de correr. E essa semana (mais precisamente no dia 22/09/2009), o médico Paulo Afonso Lourega de Menezes participou do blog Pulso onde deixou seus comentários. Segue o link para o post:
Conselhos medicos para quem quer correr sem problemas
Lá ele falou sobre os 10 mandamentos do maratonista que eu vou reproduzir aqui:
1 – Esteja certo de que você está fisicamente adaptado para as atividades de corrida que está desenvolvendo: todos que querem participar de uma maratona devem fazer exame médico. Para estes, uma avaliação medica anual é fundamental. Pessoas na terceira idade, com diabetes ou os hipertensos, devem ter cuidados médicos redobrados;
2 – Treine adequadamente. Para desenvolver seu potencial, o treino é fundamental. Para participar de uma maratona, deve-se treinar especificamente para este tipo de esporte. As corridas menores têm maior potencial de risco, porque atraem, além de atletas, as pessoas que não possuem treinamento adequado. São pessoas que acham que a corrida é um esporte que não exige uma “habilidade” específica e por ser apenas 5 ou 10 km é fácil completá-la e muitas vezes abusam no ritmo. Alerta que o treinamento para as corridas de rua deve ser realizados em asfalto. Não basta só treinar em ambiente de academia e depois enfrentar solo irregular, temperaturas baixas ou muito altas no dia do evento;
3 - Siga as regras básicas para uma nutrição adequada: alimentação na véspera deve ser rica em carboidratos e pobre em gorduras e condimentos. O ideal é um jantar de massas. Em Nova York, é famoso o jantar de massas oferecido aos atletas da Maratona no Central Park. É, inclusive, uma grande confraternização. O desjejum deve acontecer três horas antes da prova e conter carboidratos compostos (pão, frutas, suco de frutas, por exemplo) e evitar bebidas adoçadas com açúcar comum. Este açúcar vai estimular a produção de insulina, o que significa que pode ocorrer o efeito de rebote, ou seja, o corredor ficar com hipoglicemia durante a prova, devido a produção da insulina que foi estimulada. O atleta deve no desjejum manter a rotina alimentar que observa durante os treinamentos. Devem-se evitar alimentos gordurosos e de difícil digestão;
4 – Mantenha a hidratação adequada antes, durante e depois da corrida. Há 40 anos, acreditava-se que não se deveria beber durante as corridas e maratonas, o que prejudicaria a performance. Nesses tempos, as maratonas tinham cerca 300, 400 atletas, geralmente aficionados e bem condicionados. Por volta de 1975, surgiram as grandes maratonas, como a de Nova York, com mais de 30 mil participantes. Muitas pessoas aderiram às corridas, inclusive pessoas de maior faixa etária e menor condicionamento atlético. Nessa época, preconizava-se beber água antes que se tivesse sede, e beber o máximo que puder. O resultado foi que muitas pessoas apresentaram hiponatremia dilucional associada ao exercício, ou seja, quando a pessoa bebe muito água, pode ocorrer a baixa do sódio no plasma.Tal desequilíbrio hidroeletrolítico pode levar a edema cerebral e até a morte. Em 2006, a IMMDA se reuniu em Barcelona e emitiu seu Consenso de Hidratação: se a corrida durar mais de 30 minutos deve-se utilizar, também, além da água, uma bebida desportiva. Neste caso, deve-se beber durante o exercício um isotônico e água. Mas quanto se deve beber? Apenas quando tiver sede e na quantidade necessária da sede. Um alerta: os corredores devem se acostumar com os isotônicos durante os treinamentos. Há caso de corredores que os utilizaram pela primeira vez durante a corrida e tiveram distúrbios gastro-intestinais, inclusive uma jovem fez edema de glote por alergia ao corante empregado na bebida utilizada.
5 – Realize exercício de aquecimento e alongamento antes da corrida e alongamento após a corrida. Este aquecimento anterior às provas devem ser suaves para não gastar a energia que será tão importante para a corrida.
7 – Use tênis adequados e confortáveis: nunca um par novo;
8 – Observe as condições da pista enquanto corre. As ruas possuem um piso irregular. As pessoas devem estar atentas para não tropeçarem em obstáculos. Lembro do caso de uma atleta, corredora de 400m, que acostumada a pistas regulares, não estava atenta ao solo e devido a um buraco no asfalto do Aterro do Flamengo, sofreu uma queda que lhe resultou uma ferida contusa no queixo e o abandono da prova.
9 – Corra no seu próprio ritmo, nunca ultrapasse-o. O pique no final da corrida pode acarretar problemas como, por exemplo, rupturas musculares ou tendinosas;
10 – Escute seu corpo: diminua o ritmo ou mesmo pare se não se sentir bem. Se acordou no dia da prova com gripe, com alguma indisposição, tenha a coragem de não correr. Atendi uma senhora que passou mal na primeira maratona em que trabalhei em 1987. É inacreditável, mas ela tentou correr uma maratona com hepatite!
A regra de ouro: nunca estreie nada novo no dia da maratona. Não mudar a alimentação, não tomar medicamento que nunca tomou, manter o vestuário conforme utilizado nos treinos, não usar tênis novo etc, pois qualquer mudança pode ser prejudicial.
Recomendação extra: não usar antiinflamatório na véspera ou no dia da corrida. Tem pessoas que usam este medicamento para passar a dor preventivamente. Estudos mostram que isto pode predispor a hiponatremia, disfunção renal, e outras complicações.
Tem umas dicas valiosas por aqui, se a gente tivesse lido isso antes, com certeza não teríamos dado o pique no final da prova que mencionamos em posts anteriores.
Abraços,
Leo
ps: Aprendi colocar acentuação no teclado inglês sem ter que mudar a configuração! \o/
quarta-feira, 16 de setembro de 2009
Depoimento: Primeira vez...
Comecamos a treinar no final de julho desse ano (2009), e no dia 06/09/09 tivemos a nossa primeira corrida 10km. Na noite anterior bateu aquela ansiedade boa, aquele frio na barriga esperando algo bom. Acordamos bem mais cedo, para tomar um cafe' descente (esse papinho de so' um suquinho de laranja e uma torrada e' totalmente furado). Nessa espera, ficamos de casa assistindo as pessoas chegando para a corrida.
Fomos para o lugar da largada, deixamos um moleton no City Hall (onde estavam guardando os pertences). Depois fomos para a largada. A elite ja' tinha saido, depois teriam algumas ondas de pessoas baseadas no tempo estimado. A nossa onda foi a ultima. Na sequencia, tinha a elite, onda laranja, onda branca, onda verde e, por ultimo, a onda rosa. Onde um pouco antes da largaga, tinha uma sessao de alongamento.
Como a gente nunca tinha corrido, nos botamos um tempo estimado entre 100 e 120 minutos para fazer os 10km. Mas nós dois fizemos em tempos bem menores, como se pode ver em posts anteriores.
A corrida em si, o comeco foi bem tranquilo. É bem legal ver a quantidade de gente que fica na pista assistindo o pessoal correndo. Quando nós comecamos, a elite já estava acabando. (lembrando que a elite largou bem antes).
Durante o percurso, tinham várias bandas. É isso mesmo, bandas, tocando musica para dar uma animada nos corredores. Eu tentava bater palma sempre, pois é uma iniciativa bem legal das bandas. Tinha de tudo, jazz, tambores de percussao, folk music internacional, tinha até um grupo de danca irlandesa no caminho.
No final, eu fiz como a Thais, fui tentar dar um sprint. Péssima idéia! Cansei antes da hora, e na reta final foi um sofrimento. Isso fica claro, quando você vê as fotos oficiais que eu apareci, que foram tiradas na reta final.
Depois que voce cruza a linha de chega é uma maravilha. É uma sensacao muito boa de que voce completou aquilo que queria, muito bom! Algo que certamente vamos repetir muitas vezes!
Mas como eu falei, a primeira vez a gente nunca esquece!
A proposito a proxima corrida já está a caminho: The Shakespeare Raceway 10km no dia 21 de novembro em Stratford-Upon-Avon, cidade de Shakespeare.
terça-feira, 8 de setembro de 2009
Depoimento: eu sobrevivi ao 10K Bupa Run...
Nossa primeira corrida foi otima, o tempo ajudou bastante, estava em torno de 16 graus e nao chuveu nem ventou muito. Tudo colaborou pra gente terminar bem.
Acordamos 7 e 30 pra tomarmos um cafe caprichado: omelete, leite, suco de laranja, pao... Nao caio mais nessa de so comer fruta, o negocio eh tomar cafe caprichado e esperar umas 2 horas nates de correr... Senao nao tenho forcas pra correr. Nota mental: o suco de laranja nao foi uma boa ideia, nao tomar da proxima vez... Fiquei da janela de casa vendo o povo estacionando seus carros pra ir correr, e ficava pensando: eu tambem vou, eu tambem vou!!!!
Chegamos em torno das 9 no centro de Sheffield onde seria a corrida. Tinha bastante gente por la ja. Fiquei reparando nas ondas de cores: eu era rosa, o ultimo grupo a sair. Fiquei procurando a elite, cade a elite, mas acabei nao vendo ninguem.
Passei no banheiro so pra garantir e guardamos nossos casacos (ainda bem pq senao teria morrido de calor). Como a fila do banheiro feminino tava muito grande perdemos a largada da elite, mas chegamos atempo pra nossa largada, ufa!!!
Meu objetivo era terminar na frente do urso panda que estava alguns metros na minha frente... e terminar a corrida correndo claro, nada de andar.
Comecei tranquila, mas quando vi a marca de 3 km achei que ja estaria chagando nos 5km, entao assustei um pouco e decidi diminuir o ritmo, o que pode ser visto claramente no grafico que o leo fez da minha velocidade na corrida.
Quando passei pela marca dos 5km comecei a olhar pra tras, pq ta com medo de ser a ultima colocada ahahahhaha. Mas tinha uma muvukinha tras de mim, entao sosseguei.
Ai veio o desastre total, nos 9Km eu tava me sentindo muito bem (afinal tava num ritmo lento quase parando) entao tive a brilhante ideia de dar um sprint (dar uma super acelerada) no ultimo kilometro. Adivinha o que aconteceu??? Corri 200 metros e morri claro. Comecei a correr num ritmo totalmente lento achei que ia ter que andar, mas resisti os ultimos 800 metros, que pareciam nao acabar nunca por sinal.
Conclusao, nada de sprint, nunca mais ok??!!!
Quando vi a linha de chegada tava com uma sede danada, peguei a camisa e vi o liquido azul magico... O isotonico que veio de brinde me salvou. Desceu redondo e reanimou.
Ai foi so partir pra comemoracao e tirar varias fotos!!!
bjin
segunda-feira, 7 de setembro de 2009
Resultados - Analise estatistica :-)
Os resultados estao disponiveis no site http://www.greatrun.org/Results/Default.aspx. Basta selecionar "Bupa Great Yorkshire Run 2009" e botar os nossos nomes ou numeros que tem a nossa colocacao, os nossos tempos, e ate' algumas fotos.
Eu fui 2502o colocado na classificacao geral, 1370o na minha faixa de idade, 2014o entre os homens e 1094o entre os homens da minha faixa de idade.
Thais foi 4646a colacada na classificacao geral, 2458a na faixa de idade, 1703a entre as mulheres, e 950a entre as mulheres na mesma faixa de idade.
--
Eu peguei os nossos tempos em cada instante, e como bom estatistico fiz um grafico no R da nossa velocidade versus o tempo para ver o nosso desempenho. A nossa velocidade media foi caindo ao longo do tempo, a queda e' bem clara no meu desempenho especialmente no final, acho que isso e' consequencia dos nossos treinos. Pois em geral a gente corre 5km, logo no final eu nao consegui manter a minha media. A Thais, por outro lado, nao teve uma queda tao brusca no final, mas no entre o ponto 3km e 5km, ela teve uma queda brusca. Ali ela podia ter melhorado.
Algumas fotos nossas podem ser vistas aqui.
terça-feira, 1 de setembro de 2009
Chegaram os kits para Yorkshire Great Run!
- Numeros
- Chip
- Vouchers
- Leaflets
Meu numero e' 7973 e o da Thais e' 7972.
O chip para a gente anexar no tenis para contabilizar nosso tempo. Os resultados estarao no site da nike.
Desconto para The Wheel of Sheffield, para um restaurante e uma outra coisa q eu nao me lembro.
Papelada com o bla bla bla basico.
Meu pe' ainda ta' doido, mas esta' melhorando aos poucos. Ando passando um gel tipo Gelol, espero q esteja melhor no domingo. Mas eu vou, nem q seja para terminar andando.
Abracos
sábado, 29 de agosto de 2009
Houston Houston we have a problem
Faltando quase uma semana para a nossa primeira corrida oficial, Bupa Great Yorkshire Run. O manezao aqui machuca o pe' esquerdo numa dividida de bola, na pelada de sexta com a galera da matematica. Nao foi nada demais, mas eu "chutei um prego", logo o pe' ta' com aquela dorzinha bem incomoda, to ate' mancando... Isso ja' aconteceu varias vezes, nao lembro muito bem o qto dura, mas em geral na sexta seguinte ja' to pronto pra outra pelada... hahaha E dessa vez o Flavio me emprestou um spray tipo Gelol, vamos torcer para q ja' esteja bom na segunda ou terca, para poder dar uma treinadinha de leve durante a semana.
Ja' estava ate' mudando a minha meta de terminar a corrida, para terminar em menos de uma hora. Agora com essa dorzinha na junta do pe' esquerdo... Tomara que melhore, e q isso nao prejudique a corrida. Mas independente disso, vou continuar correndo, e' algo estou achando bem prazeroso.
Fingers crossed!
terça-feira, 25 de agosto de 2009
Test drive
Uma coisa interessante, ao monitorar o nosso batimento cardiaco a gente observou que quando a se distrai, o nosso batimento cai consideravelmente. Fica na casa dos 90, mas qdo estamos focados na corrida sobe para 150 ou mais. Seria algo tambem psicologico?
e o erro foi...
Domingo decidimos correr de manha pra ver como ia ser no dia 06 de setembro. Comemos uma fruta, esperamos uma meia hora e fomos. Adivinha... No segundo kilometro ja estava morrendo.
Por que sera???
1. pode ser que deviamos ter comido melhor e esperado mais pra correr, pq fiquei com muita fome no meio da corrida.
2. falta de costume de correr de manha?
3. Tava sol e bem mais calor do que no fim da tarde...
4. Tava ouvindo musica (o que nao costumo fazer), entao tava dificil concentrar na corrida em si, acho que atrapalhou...
5. Desesperei pq vi uma placa da corrida do dia 6 e percebi que vou ter q correr mesmo...
6. Conjuncao astral, sei la!!!
quinta-feira, 20 de agosto de 2009
terça-feira, 18 de agosto de 2009
heart rate
FCmax = 220-idade
No meu caso FCmax = 194 batidas por minuto e pro Leo FCmax = 190 batidas por minuto.
Durante o programa de exercicios, varias faixas de treinamento darao resultados diferentes dependendo do objetivo:
- Atividade moderada (caminhada): %FCmax = 50 a 60 %
No caso do Leo isso daria 95 a 114 batidas por minuto
- Controle de peso (exercicios cardiovasculares, corrida): %FCmax = 60 a 70%
No caso do Leo isso daria 114 a 133 batidas por minuto
- Zona aerobica (corrida 10K): %FCmax = 70 a 80%
No caso do Leo isso daria 133 a 152 batidas por minuto
- Treinamento de velocidade (400m): %FCmax = 80 a 90%
Vamos checar esses valores hoje com nosso novo relogio que marca os batimentos cardiacos!!!
segunda-feira, 17 de agosto de 2009
Aproximadamente
Treino e preparacao
- Tenha uma meta realista e use um plano especifico para alcanca-lo. Comece com pouco e va' aumentando, ate' passar a ter o habito de correr.
- E' mais facil e mais seguro correr com alguem ao invez de correr sozinho. Entre em um clube de corrida ou encontre um parceiro de corrida
- Adpte seu plano de corrida em caso de imprevistos. Doenca, contusoes, etc. Nao abandone a corrida.
- Antes de uma corrida grande, corra uma distancia proxima daquela que voce vai correr para te dar mais confianca.
- Nao treine se voce estiver doente ou contundido. Ouca o seu corpo.
- Va' no seu ritmo se voce e' novo na corrida. Planos de treino sao otimos mas se voce nao e' um corredor "confiante" e' melhor ir no seu proprio ritmo, ouca o seu corpo e ganhe um pouco de confianca para comecar.
- Descanse bem. Um padrao regular de sono ajuda na recuperacao
- Mantenha um registro dos seus treinos. Isto e' bom nao apenas porque mostra sua progressao e ajuda com motivao, mas tambem ajuda a te mostrar o que e' bom e ruim para voce.
- Entre numa academia para ajudar seu fisico e coordenacao.
- Descanse quando precisar, seja realisa quanto suas expectativas e ouca seu corpo. Se voce nao esta' certo se deve treinar pergunte um medico, educador fisico, etc. E' melhor atingir sua meta um pouco mnais tarde do que nunca atingi-la.
- Nao se compare aos outros e nao espere que a cada corrida sera' melhor que a anterior.
- Cuidado com ciclistas, tente se manter a direita. Tente prestar atencao especialquando estiver correndo e ouvindo musica.
- Cuidado coma respiracao pesada. Diminua o ritmo ou ande ate' voce se sentir confortavel novamente.
- Hidrate-se: Tenha o habito de beber agua durante o dia.
- Para ajudar na recuperacao o principal momento para comer e beber e' imediatamente apos voce correr.
quarta-feira, 12 de agosto de 2009
Outros exercicios
Do site da Revista Boa Forma:
Se quer fazer bonito na corrida, não basta suar o top na pista. O técnico Wanderlei de Oliveira recomenda diversificar o treinamento e incluir outras atividades na rotina. Veja as modalidades indicadas para fazer nos intervalos dos treinos.
Trabalho muscular localizado: ginástica localizada ou musculação fortalecem a musculatura e os ligamentos das articulações, que ficam vulneráveis nesse esporte, e revertem a perda de massa magra, principalmente nas mulheres, que têm tendência à flacidez. Aposte em exercícios para pernas e também costas, peito e abdômen, fundamentais para manter a boa postura durante a corrida. O treino não deve ser de hipertrofia (carga pesada para aumento de massa muscular), mas de resistência (muitas repetições, para ganhar força nos músculos). Freqüência ideal: de 2 a 3 vezes por semana.
Alongamento: além do estica-e-puxa antes e logo depois do treino, reserve 30 minutos para uma aula. Como a corrida deixa os músculos contraídos, aposte em sessões de alongamento para relaxar a musculatura e garantir flexibilidade, prevenindo lesões. Freqüência: de 2 a 3 vezes por semana.
Temos que pensar nisso tambem neh...
Alongar??
Sim. Quando o exercício aeróbico é interrompido de uma hora para outra, a musculatura esfria rapidamente. E aí um alongamento pode até ocasionar uma lesão, uma vez que o músculo não está aquecido para responder bem ao estica-e-puxa. Além do mais, ao recomeçar você terá menos fôlego e demorará mais tempo para voltar à velocidade de antes. Quem corre deve aquecer o corpo antes com uma caminhada rápida ou um trote, se preparando para o esforço que fará, e alongar depois, para relaxar e facilitar a recuperação da musculatura.
Ai Leo, faz sentido...
O que comer??
Sugestoes da revista boa forma:
• uma fruta (banana, maçã, pêra) de 30 a 45 minutos antes da corrida
ou
• três biscoitos salgados ou duas torradas de 20 a 30 minutos antes do exercício.
Depois, pode tomar seu café-da-manhã habitual (se correr de manha)
terça-feira, 11 de agosto de 2009
Correndo em Sheffield
Estamos correndo em meia hora sem parar o percurso abaixo (de A ate' B ida e volta) aqui em Sheffield.
A distancia estimada pelo google maps e' de 3.6Km (2x 1.8Km).
[]s
Jogging em Mallorca na Espanha
View Larger Map
Fomos de A (frente do nosso hotel) ate' B (qdo deu aproximadamente 15 minutos de corrida) e voltamos, segundo o google a distancia percorrida foi de 4 quilometros.
Aquecendo...
Eu e Thais estamos comecando a entrar no mundo da corrida. E a gente achou que seria interessante registrar em um blog aquilo que a gente achar relevante associado com a corrida, mais especificamente, com o Jogging.
A ideia principal do blog e' manter um registro do nosso progresso (?), e quem sabe pode servir como um guia para quem esta' interessado a correr, ou simplesmente para acompanhar o nosso dia a dia nesse sentido.
Espero que gostem.
Abracos,
Leo
PS1: Em algum momento eu vou ver se eu mudo o layout.
PS2: Por enquanto os posts nao terao acentuacao apropriada, pois tanto eu quanto Thais usamos maquinas com teclado ingles e configurado para o mesmo. Que nao permite o uso de acentuacao. Sorry